MEDALHA MÉRITO DESPORTIVO MILITAR

Ministério da Defesa condecora atletas militares da FAB

Sargentos do Programa de Atletas de Alto Rendimento foram homenageados em cerimônia no dia 09/12
Publicada em: 15/12/2023 18:22
Imprimir
Fonte: CDA, por Tenente Danielle Jacovetti
Edição: Agência Força Aérea

O Ministério da Defesa realizou a Cerimônia de Imposição da Medalha Mérito Desportivo Militar no dia 09/12. O evento aconteceu nas instalações da Escola Superior de Guerra (ESG), na cidade do Rio de Janeiro (RJ), e contou com a participação do Ministro da Defesa José Mucio Monteiro Filho, que presidiu a cerimônia, além de autoridades da Marinha do Brasil (MB), do Exército Brasileiro (EB) e da Força Aérea Brasileira (FAB).

Na ocasião, foram homenageados os Presidentes das Comissões Desportivas das três Forças Armadas e 60 atletas que fizeram história nos Jogos Pan-Americanos de 2023, no Chile, onde conquistaram 48% das 205 medalhas do time Brasil.

Os esportistas, entre os quais 18 graduados da FAB, destacaram-se nas modalidades de canoagem, natação, ginástica artística, taekwondo, atletismo e basquete. A Sargento Jade Fernandes Barbosa, atleta da modalidade ginástica artística, falou com emoção do momento da cerimônia. “Vivi um momento único ao ser condecorada com a Medalha Mérito Desportivo Militar. Essa honra simboliza o reconhecimento pelos serviços prestados pelos desportistas do Programa Atletas de Alto Rendimento (PAAR) ao esporte brasileiro. Esta conquista é fruto de esforço, dedicação e superação”, expressou.

Orgulho

O Presidente da Comissão de Desportos da Aeronáutica (CDA), Major-Brigadeiro do Ar José Virgílio Guedes de Avellar, externou a importância desta Medalha para os atletas e para o Comando da Aeronáutica. “Esses atletas não apenas personificam a excelência esportiva, mas também os valores fundamentais que norteiam a FAB: disciplina, dedicação e coragem. Ao conquistarem a Medalha Mérito Desportivo Militar, eles elevam não apenas o nome da Força Aérea, mas também o orgulho de todo o país”, expressou o Oficial-General.  

Ao finalizar a cerimônia, o Ministro da Defesa salientou a importância do PAAR e parabenizou os atletas pelo feito. “Foi importantíssimo o que vocês fizeram e é importante o que vocês fazem. Eu sou entusiasta das Forças Armadas Brasileiras e me enche de orgulho quando vejo vocês subindo no pódio, recebendo a medalha, olhando a Bandeira e prestando continência. Aquela continência é uma homenagem que vocês fazem ao país e ao mesmo tempo é um momento de gratidão pelo que o país fez com cada um dos senhores. Essa é a sociedade que nós desejamos para o nosso país. Uma sociedade de reciprocidade na fraternidade, na gratidão e nas boas intenções. Esses são os jovens que nós desejamos que sejam os jovens de todo o Brasil”, destacou.

Medalha de Mérito Desportivo Militar

Criada pelo Decreto nº 5958/2006, a Medalha Mérito Desportivo Militar premia militares e civis brasileiros e estrangeiros, Organizações Militares e instituições civis nacionais e estrangeiras, que tenham prestado relevantes serviços ao Desporto Militar do país. A honraria também é concedida àqueles que tenham apoiado o Ministério da Defesa no cumprimento de suas missões constitucionais. A próxima edição da Cerimônia de Imposição de Medalha Mérito Desportivo Militar será coordenada pelo Ministério da Defesa em conjunto com a Marinha do Brasil, no mês de março de 2024.

Fotos: Tenente Danielle Jacovetti / CDA

imagens/original/46695/IMG_0520.jpg
imagens/original/46695/IMG_0577_(1).jpg
imagens/original/46695/IMG_0581.jpg